terça-feira, 9 de outubro de 2012

04. ESTADOS FÍSICOS DA ÁGUA E SUAS MUDANÇAS.

PESQUISADO E POSTADO, PELO PROF. FÁBIO MOTTA (ÁRBITRO DE XADREZ).

REFERÊNCIA:
http://www.escolakids.com/estados-fisicos-da-agua-e-suas-mudancas.htm


Estados Físicos da Água e suas Mudanças
Água em estado sólido - Gelo
Em consequência das mudanças de temperatura, a água sofre transformações, podendo passar de um estado para outro. Estes são: líquido, sólido e gasoso.
No estado líquido podemos encontrá-la nas torneiras de nossas casas, nos lagos, rios, mares, em forma de chuva, etc. No estado sólido, a água é representada pelo gelo, facilmente feito nas geladeiras.
Em algumas regiões do planeta, o frio é muito intenso, transformando a água das chuvas, dos rios, lagos e mares em gelo. A Antártida é uma dessas regiões, onde as montanhas e águas estão cobertas com uma camada bem espessa de gelo.
A água em estado gasoso é a mais difícil de ver, mas podemos notá-la quando cozinhamos. Ao abrirmos a tampa de uma panela quente, podemos ver uma fumaça subindo, que é a água em estado gasoso.
Chamamos de solidificação, a transformação da água de seu estado líquido para o sólido. Quando colocamos água nem uma forminha de gelo, ela está líquida, mas após algumas horas no freezer, ela se solidifica , formando o que chamamos de gelo. Isso acontece porque houve diminuição da temperatura.

Ebulição e Evaporação
vaporização é a mudança do estado líquido para o estado gasoso. A vaporização pode acontecer em razão do aumento da temperatura – ebulição, ou pela ação do vento –evaporação.
Quando tomamos banho e enxugarmos nosso corpo, nossa toalha fica bem molhada. Passadas algumas horas, podemos perceber que a toalha secou, ou seja, a água acumulada evaporou, deixando-a seca. O mesmo acontece com as roupas lavadas, estendidas no varal. A ação do vento e o calor do sol favorecem a evaporação da água.

O vapor do banho se acumula nas paredes e se transforma em água
A liquefação é a passagem do estado gasoso para o estado líquido. É o caso que ocorre nas tampas das panelas. Podemos perceber que quando quentes, elas ficam cheias de água acumulada. Isso acontece porque o vapor da água se acumulam ali, fazendo com que voltem ao estado líquido. As nuvens são vapor de água condensado, acumulado.

Fusão – gelo que se derrete
Quando tiramos uma forma de gelo do congelador, após alguns minutos podemos notar que o gelo se derrete, passando do estado sólido para o estado líquido. A esse fenômeno damos o nome de fusão. Isso acontece em virtude do aumento da temperatura, ou seja, o gelo estava em um lugar muito frio e passou para um lugar mais quente.
Por Jussara de Barros
Pedagoga
Equipe Escola Kids
Avaliação
7.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário